terça-feira, 25 de maio de 2010

Pitacos sobre as seleções

por Joyce Meirelles

A verdade é que todos os técnicos da história da seleção brasileira têm suas particularidades, suas manias e suas preferências. E esse é um dos principais motivos de discussões do povo brasileiro. Ainda bem! Contraditório? Todos criticaram o Felipão, falaram um monte. E daí? O que aconteceu? Aconteceu a quinta estrelinha. No entanto, estamos sempre inquietos e buscando polêmicas, nunca estamos satisfeitos. Então já que não vamos estar lá na própria África do Sul vendo o desempenho brasuca ao vivo e não há mais nada que o torcedor possa fazer, a não ser torcer, vamos palpitar sobre as seleções alheias que é melhor.

Itália, França e Alemanha, sempre são colocadas entre as favoritas devido a tradição, mas não empolgam nem um pouco. Não as colocaria como favoritas. A Itália, por exemplo, tem um meio de campo recheado de jogadores médios. Mais ou menos. O melhorzinho é Pirlo, que além de não fazer uma boa temporada no Milan, não é um Kaka, ou seja, aquele jogador que faz a diferença. Marchisio, outro desses meio campistas, da Juventos, é, nas palavras de Wagner Patti, da ESPN, "uma espécie de Kléberson, um jogador capaz de arrumar o meio de campo nas situações mais complicadas para uma equipe." Nada de espetacular, portanto. Os atacantes então, uma pobreza só. Luca Toni, só decepciona.

A França, por fim, é a que apresenta, a princípio, jogadores de maior qualidade entre estas três. Mas a péssima campanha nas eliminatórias, se classificando com um gol roubado de Henry feito com a mão mostrou que Gourcuff e Ribéry não substituem Zidane a altura e que Henry se encontra em franca decadência. No Barcelona, ele não é nem a primeira opção ofensiva entre os reservas, seu lugar cativo.

É esperar pra ver.

Um comentário:

  1. realmente nao tem comparaçao entre os jogadores Brasileiros com os outros paises, pq o Brasil só tem jogador de alto nivel de hablidade por isso q sobre sai mais .......
    carlos alberto

    ResponderExcluir