terça-feira, 25 de maio de 2010

Curtir a Copa sem esquentar a cabeça!

por Carlla Fermino

A Copa tem o poder de parar o mundo todo. E aqui no Brasil não pode ser diferente, já que estamos no país do futebol. É o momento em que deixamos tudo de lado para torcer pela nossa seleção. O Manual dos que não foram entrevistou a psicóloga Sandra Silva e ela nos deu algumas dicas de como curtir a Copa sem esquentar a cabeça.

Manual dos que não foram: A Copa mobiliza todos os brasileiros e quando o jogo começa, o coração vai a mil. Das emoções manifestadas na hora do jogo, quais podem ser benéficas à saúde mental?

Sandra Silva - Somos seres humanos e somos afetivos por natureza. Um evento como esse tem como mobilizar uma população inteira. O benefício está na união, que faz com que, por um instante, estejamos juntos por um objetivo. Outro fator importante é que desperta o patriotismo.

MDQNF - E o que pode ser prejudicial?

SS - O prejudicial é quando se torna uma comemoração destrutiva. As bebidas alcoólicas contribuem nisso, pois gera emoções e comportamento destrutivo e de agressão.

MDQNF - O que motiva o torcedor a se manifestar negativamente?

SS - O uso de bebidas alcoólicas, pois o indivíduo perde o controle e a comemoração em excesso, quando surge o desrespeito ao próximo.

MDQNF - O Brasil é o país do futebol, mas muitos exageram na hora de torcer. O que pode levar um torcedor ao fanatismo?

SS - Por um único motivo: a falta de sentido da própria vida, pois o sujeito precisa de motivação e vai buscar em coisas externas.

MDQNF - Como curtir a Copa sem se estressar?

SS - Estar com os amigos e usar a Copa como um momento de compartilhar. Comemorar de forma saudável e sem ações que possam prejudicar o próximo.

Um comentário:

  1. a copa é um modo de aproximar as pessoas desconhecidas na rua ou em locais privados, com isso muita diverssao e compartilhar novas amizades duradouras ou muito curta.
    eu acredito que quando tem muita gente e tem bebida eles acabam exagerando na dose e com isso ocorrem muitas brigas e at morte
    entao devemos nos provar na hora das comemoraçoes para nao haver brigas
    e manerar nas bebidas e se divertir mais com a vitoria do Brasil rsrsrsrs
    ass; carlos alberto

    ResponderExcluir